Título: Responda-me
Autor: Susanna Tamaro
Condição: Usado
Idioma: Português
Capa: Record
ISBN: 8532517196
FOTO REAL DO PRODUTO!
OBSERVAÇÕES: Em bom estado de conservação, capa e lombada bem preservadas, folhas apresentam leve desgaste de traça no corte inferior que não compromete a leitura, características comuns da ação do tempo em exemplares usados.
SINÓPSE
"Qual era, então, o antídoto para a tristeza?"
A pergunta de Rosa, a protagonista do conto que dá nome ao livro de Susanna Tamaro, se encaixa bem nas vidas dos personagens dos outros dois contos, "O inferno não existe" e "Um bosque em chamas". Uma profunda inquietação domina as três histórias. Inquietação diante da vida, da morte, de Deus, do amor e da hipocrisia. E que envolve o leitor de forma rápida, num "curto-circuito" como o que acontece na vida de Rosa.
Se a fuga aparece como a melhor e mais fácil solução para os personagens dos contos, a autora prefere o caminho mais difícil, o da reconciliação em vez do ódio, o da curiosidade em vez da inércia. Assim, Rosa, Michele, no segundo conto, e Anna, no terceiro, buscam o amor como uma forma de "oferecer-se a outro sem possibilidade de se defender" das dificuldades que enfrentam.
Rosa é filha de uma prostituta que morreu atropelada e sofre com os preconceitos da tia e do pároco da aldeia. Michele é um menino que nasceu de forma problemática e é perseguido pelo pai autoritário e desconfiado de que ele é fruto de uma traição. E Anna também vê o ciúme doentio do marido abalar seu casamento, que tinha tudo para ser feliz. As três histórias se costuram como se fizessem parte de um romance no qual seus personagens fossem se encontrar a qualquer momento.
Susanna Tamaro faz com que compartilhemos das dúvidas e sofrimentos de seus personagens, principalmente das mulheres, e torçamos página após página por um final feliz, nem sempre possível. "Quem vive no amor arrisca mais do que os outros, por isso deve um preço muito alto".
Narrados em primeira pessoa e na maior parte sob a forma de melancólicas recordações, os três contos do livro têm em comum as dificuldades dos relacionamentos humanos e a busca de uma fé em algo superior à natureza. Não é à toa que os personagens mais agressivos de Susanna Tamaro são justamente os que não acreditam em nada além da matéria. Já Rosa, Michele e Anna, que sofrem nas mãos dos céticos, buscam algo além, mas muitas vezes encontram mais dúvidas do que respostas quando tentam entender o porquê de tanto ódio entre as pessoas. "Os seres humanos já me davam mais medo do que os ratos e cobras".
Loja de livros novos e usados
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade