Título: Por que cometemos erros?
Autor: Joseph T. Hallinan
Condição: Usado
Editora: Globo
Ano: 2009
Idioma: Português
Capa: Brochura
Páginas: 287
Tamanho: 23cm x 16cm x 3cm
Peso: 0.550g
ISBN: 9788525047090
FOTO REAL DO PRODUTO!
OBSERVAÇÕES: Em ótimo estado de conservação, capa lombada e páginas muito bem preservadas.
SINÓPSE
A princípio, erros médicos, acidentes aéreos e a dificuldade que temos para encontrar determinado item na geladeira não parecem ter algo em comum. No entanto, todas essas situações explicam porque cometemos tantos equívocos e, muitas vezes, sequer nos damos conta deles. O jornalista Joseph Hallinan reuniu histórias verídicas sobre falhas humanas e, por meio delas, revela as razões para nossos enganos e distrações no livro Por que cometemos erros? - Como olhamos sem ver, esquecemos em segundos, e temos absoluta certeza de que estamos bem acima da média.
Quem nunca esqueceu uma senha ou onde guardou algum objeto precioso? Quantas vezes você tentou fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, acreditando ser capaz de se concentrar em duas atividades simultâneas? Quais foram os reais motivos que o levaram a votar em determinado candidato ou tomar um empréstimo no banco? A verdade é que, na maioria das vezes, somos influenciados por primeiras impressões e sugestões, por mais que tentemos não ser, e temos uma forte aversão a ler e seguir instruções, preferindo confiar em nossa própria intuição.
Hallinan explica como pensamos, vemos, lembramos e esquecemos e de que forma isso nos leva a terríveis enganos. A obra traz resultados de estudos em psicologia, neurociência e economia, com investidas em áreas tão diversas como esportes, aviação, compra de ações e comportamento do consumidor. A verdade é que as mesmas qualidades que nos tornam eficientes também nos tornam vulneráveis. Podemos nos adaptar rapidamente às situações, mas porque desprezamos os detalhes. É por essa razão que meninos de 13 anos encontram erros cometidos por cientistas da Nasa.
De acordo com o autor, certos tipos de comportamento propensos ao erro são difíceis de eliminar porque quase sempre culpamos a causa errada. É freqüente um motorista se distrair olhando para o painel do GPS ou atendendo ao celular e levar a culpa pelo acidente - 90% dos desastres automobilísticos são atribuídos ao erro humano. O resultado direto dessa conclusão equivocada é que, ao invés de diminuirmos o número de equipamentos dentro do carro, estamos cada vez mais acrescentando itens eletrônicos.
Ao longo da obra, quebra-cabeças e trívias permitem que o leitor se torne consciente de suas próprias limitações, tornando-se exemplo dos argumentos apresentados por Hallinan para explicar o comportamento humano e o funcionamento da memória. Ao final, o livro traz conselhos úteis para cometermos menos erros. O mais importante deles é: esteja atento para as coisas pequenas. Como afirma Tom Gilovich, professor da Universidade Cornell, "a menor mudança de circunstância pode ter um grande impacto no comportamento das pessoas".
Loja de livros novos e usados
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade